A melhor e mais importante linguagem de programação

Java? C? Objective C? Pascal? C++? Python? Perl? Android? NENHUMA!
Saiba aqui a linguagem de programação mais utilizada e promissora, muitas vezes desconsiderada por desatentos.
Que linguagem estudar?


Que linguagem de programação estudar ?





Muito se discute a respeito da importância de cada linguagem de programação, havendo até diversas brigas em fóruns e redes sociais, onde cada um defende sua linguagem favorita, como se fosse seu time do coração ou seu álbum favorito do Rush ( o meu é Grace Under Pressure).

Os argumentos para defender a linguagem amada e criticar a linguagem alheia são os mais diversos:
  • Fama (java)
  • Linguagem mais usadas nos desktops (.NET)
  • Escrever menos e fazer mais (Python)
  • Escrever hieróglifos (Perl)
  • Se exibir pros amigos no IRC (Haskell)
  • Impressionar a namorada (Web)
  • Impressionar seu chefe (C++)
  • Impressionar outros programadores (C)
  • Impressionar você mesmo (Assembly)
  • Impressionar os microcontroladores (Hexa)
  • Impressionar os elétrons (Binário)
  • sugira algo
Neste artigo iremos falar sobre elas, sua importância e mostrar a melhor e mais importante linguagem de todas.

Esta linguagem deve ser completamente dominada, e deve ser a primeira que você deve começar a estudar, pois é impossível avançar nesta profissão/área sem saber bem essa linguagem.

A linguagem que deve ser estudada primeiro




É, no mínimo, irresponsabilidade dizer que uma é mais importante que a outra. Quem tem o mínimo de experiência e bom senso (ou seja, se você não é um macaquinho robô que faz sempre o mesmo na mesma linguagem e acha que aquilo é o mundo) sabe que não há uma linguagem perfeita pra tudo, mas sim uma linguagem perfeita pra cada tipo de problema. 
As vezes, mais que uma.

É estranho eu falar isso em um post cujo título diz o contrário. 
Mas sim, ou não, ou os dois (o mais provável, provavelmente).

Por incrível que pareça, mesmo tendo explicado, por diversos tutoriais de nosso site, que existem várias linguagens, para vários propósitos, e não existem melhores, e sim as mais recomendadas para determinados tipos de problemas, existe uma linguagem em especial que é mais especial que as outras.

Ela é a mais básica e importante, sem ela as outras praticamente não existem.
Aliás, as linguagens de programação, praticamente todas, se baseiam nesta para montar sua lógica.
Sabendo essa linguagem, fica fácil entender o motivo e razão dos comandos das mais diversas linguagens de programação.










Essa linguagem é o INGLÊS.

Primeiro, não me importo com o capitalismo e soberania americana/britânica, e sim com o fato de eu, brasileiro, poder me comunicar com um chinês, indiano e americanos numa linguagem só. Essa é a beleza do inglês. Não pelo inglês como língua escrita/falada, no dia que o mandarim for a língua universal, eu aprendo mandarim.

Existem ótimos livros traduzidos, mas em praticamente todos há problemas na tradução, pois algumas vezes simplesmente não se pode traduzir literalmente ou quem estava traduzindo não sabia computação. O que é bem comum.

Também existem ótimos livros escritos em línguas não-inglesa, mas são poucos e geralmente só cobrem o básico. Quem usa ferramentas de busca sabe que se você procurar algo em português vai achar muita coisa, mas se procurar em inglês vai achar MUITO, MAS MUITO 
MAIS INFORMAÇÃO. Quem trabalha com Internet/informação tem a obrigação de buscar informações em inglês.

O que, não sabe? O que está esperando pra aprender?
Não precisa ir pra curso, pega um livro, lê e vai traduzindo. Muito do que aprendi foi com o SNES, músicas, filmes e seriados. 
Vai levar anos pra ler sem usar um dicionário, mas essa hora chega. 

Uma maneira fácil de memorizar palavras é traduzir músicas que você gosta, pois se você gosta da banda/música dificilmente irá esquecer o que traduziu. Isso da música só funciona, obviamente, com Rock Progressivo e vertentes do Metal.

Depois que você sair do básico da programação, não tem jeito, você vai se deparar com duas coisas pra aprender: documentação e fórums.

Quase toda documentação é em inglês, e há muito mais informações em fórums do estrangeiro, com gente de todo o mundo falando uma só língua (Imagine all the people...).
Por mais que eu goste de nosso país, e esteja, nesse momento, contribuindo com material em nossa língua, não há como competir com a quantidade de informação vinda dos chineses e indianos.

Se você quiser ir além da cadeira semestral de computação da faculdade e além de tutoriais do tipo 'faça exatamente isso, se quiser alterar algo não vai dar certo, pois você não aprendeu como funciona, só a copiar e colar', você tem que usar documentação e/ou livros mais aprofundados, que são em inglês.

Veja bem, não estou te dando uma dica, estou dizendo que, em TI, você TEM que saber inglês. Mas relaxa, é algo natural. Simplesmente vá lendo e traduzindo, não precisa escrever uma lista de verbos irregulares e ficar decorando. Simplesmente vá traduzindo que, por osmose, você vai aprendendo.

Pensar em inglês também ajuda demais na fluência na hora de programar, pois os nomes dos tipos, funções, métodos, classes e tudo em programação, é em inglês.

Comentários e README's de programas open-source são escritos em inglês.
Ou seja, outro passo na aprendizagem em TI é ler o que os outros fizeram. E os outros fizeram em inglês.

Veja também: